Todos nós estamos sensibilizados com a tragédia da Região Serrana do Rio de Janeiro. Diferentes setores da sociedade e dos poderes públicos estão se mobilizando para minorar os efeitos da crise. Além do grande número de vítimas fatais, temos a situação de milhares de desabrigados e desalojados nas cidades serranas. Uma das conseqüências da situação de abrigamento é o estresse causado pela falta de atividades que atinge especialmente crianças e adolescentes. Pensando nisso, um grupo esteve na cidade de Teresópolis neste último sábado, 22.01, para sondar as autoridades locais sobre o interesse e viabilidade do desenvolvimento de atividades recreativas para crianças e adolescentes em situação de abrigo na cidade. Nesta ocasião o grupo levou brinquedos e material de recreação que foram distribuídos em três abrigos indicados pela Defesa Civil, sendo que num deles passaram uma agradável tarde de brincadeiras com cerca de 40 crianças.
Diante desse cenário estamos propondo a criação de uma rede de voluntários para realizar atividades recreativas com crianças e adolescentes nesses abrigos. Você pode embarcar nessa proposta conosco! Estamos cadastrando pessoas que tenham disponibilidade para viajar por conta própria para Teresópolis e realizar atividades nos abrigos cadastrados. Montaremos grupos segundo os dias de disponibilidade e atividades a serem desenvolvidas. Os grupos, atividades e escala de visitação aos abrigos serão organizados de acordo com as informações de uma ficha que segue no final desta mensagem. Faremos contato com cada voluntário para confirmar o dia da atividade conforme sua sugestão na ficha e informar quem mais comporá o grupo do dia. Pedimos que você preencha a ficha e nos envie para o e-mail: recreacaovoluntaria@gmail.com. Os grupos terão que se organizar para passar nos locais de coleta de doações com antecedência para buscar o material que será levado para Teresópolis. É imprescindível que todos os voluntários sigam primeiramente ao Ginásio Pedrão onde está centralizado o cadastramento de voluntários. Só depois disso é que se pode seguir para os abrigos indicados.
Também serão necessárias doações de materiais para as referidas atividades, tais como: brinquedos para diversas idades e em bom estado de conservação; livros infanto-juvenis; massa de modelar; giz de cera; lápis de cor; hidrocor; cartolina; papel para desenho; papel dobradura; cola colorida; bexiga (balão de encher); tinta facial etc. O material recebido em doação será distribuído aos abrigos através da própria rede de voluntários criada por todos nós. Essa lista é apenas uma sugestão, outros itens para recreação são bem-vindos.
As doações podem ser entregues nos seguintes endereços:
NITERÓI:
Rua Dr. Nilo Peçanha, n. 95, Ingá – Portaria
RIO DE JANEIRO (enviar aos cuidados do Instituto Ler é Abraçar)
Rua Pinheiro Machado, 47 – Laranjeiras
Segue abaixo a Ficha de Voluntário
Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Atividades que pode desenvolver:
Tem carro próprio disponível para viagem? ( ) sim ( ) não
Dias disponíveis entre janeiro e fevereiro para subir a serra (por meios próprios):
Dias disponíveis para fazer triagem do material arrecadado:
E-mail:
Atividades que pode desenvolver:
Tem carro próprio disponível para viagem? ( ) sim ( ) não
Dias disponíveis entre janeiro e fevereiro para subir a serra (por meios próprios):
Dias disponíveis para fazer triagem do material arrecadado:
* Envie a ficha e mensagens para o e-mail: recreacaovoluntaria@gmail.com
Contamos com a sua colaboração para esta campanha de solidariedade.
Assinam:
Ana Karina Brenner (Doutoranda USP)
Daniele Monteiro (Rede Municipal de Educação de São Gonçalo)
Carlos Possat (Arquiteto)
Paulo Carrano (UFF)
Rona Hanning (Instituto Ler e Abraçar)
Daniele Monteiro (Rede Municipal de Educação de São Gonçalo)
Carlos Possat (Arquiteto)
Paulo Carrano (UFF)
Rona Hanning (Instituto Ler e Abraçar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário